Ambos têm design muito parecidos. Apesar do Edge parecer mais fino de perfil isso não faz nenhuma diferença real, apenas acho o Edge mais bonito por ser mais claro, mera questão de gosto.
A tela a do MX570 é minimamente mais brilhante e um pouco mais amarelo da nas configurações padrão.
Um ponto que a Samsung realmente pecou no Edge foi ao abrir mão do teclado retroiluminado. Por outro lado senti que o dedo parece deslizar um pouco mais suave no trackpad do Edge (diferença minima) e o teclado do edge é um pouco mais claro e aspero sendo menos propenso a marcas de gordura.
Infelizmente Samsung não tem mandado muito bem no som dos notes, e esses dois não são exceção. A diferença fica pelo MX570 ser compatível com o soundbooster e afins.
O desempenho é algo bem diverso. Em uso office, ambos são muito fluidos, sem queixas, os testes de web as vezes mostram vantagem pra um ou outro.
Já em jogos, o MX570 mostra seu diferencial primeiro pela maior compatibilidade, depois pela performance propriamente dita. Entre os títulos que testei, seguem algumas observações.
Resident Evil 6: bem fluido no MX570, e pequeno lags no Snapdragon. Perfeitamente jogável em ambos.
Os dois são bem limitados quando o assunto é upgrade, mas o Edge é ainda mais, já que o MX570 permite trocar o SSD NvME, além de possuir slot para um segundo SSD do mesmo tipo, enquanto o Edge depende exclusivamente do leitor micro SD para expandir seu armazenamento.
Por fim, mas não menos importante, a bateria tem uma autonomia significativamente maior no Snspdrag. Durante o primeiro teste, de aproximadamente 2hs, o Book4 Edge caiu de 100% para 91% enquanto queno Book4 com MX570 já estava com 80%.